sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Proposta

Diante de tal situação, nos propomos a construir um projeto denominado de Acampamento de Férias FMJ, visando oportunizar aos jovens momentos ricos de construção ética e moral. O Acampamento é dividido em temporadas, realizadas duas a cada ano, com públicos específicos em vulnerabilidade social.

A atividade de acampamento é considerada uma vivência única e tida pelos acampantes, como uma experiência, da qual jamais se esquecerão. É encarada como uma união de aventura, alegria, medos, emoções e superações, uma forma de viver e aprender, conhecer e fazer amizades, socializar-se e divertir-se junto ao ar livre, em contato com o meio ambiente natural, distante da agressiva sociedade que os excluem dia a dia.

O conhecimento advindo da experiência em um acampamento atua na construção do caráter do ser humano, de maneira a despertar neste, atitudes e vontades ricas em virtudes morais. Esta experiência é singular. A aprendizagem, os ensinamentos, as amizades e todos os elementos que permeiam a atividade de acampamento, são decisivos, contribuindo na aquisição de ações humanas mais humildes e verdadeiras.

Por se tratar o acampamento como um local onde são realizadas atividades de lazer, estas devem perpassar os conteúdos culturais do lazer propostos por Dumazedier (1980) e Camargo (1989), os quais são classificados em seis áreas: artísticos, intelectuais, físico-esportivos, manuais, sociais e turísticos.

Dessa forma, baseamos nossa proposta nas considerações de Stoppa (1999:22) que relata que estes trabalhos devem:

“(...) orientar e estimular a participação das pessoas dentro dos seis interesses culturais do lazer, nos três gêneros, buscando levar as pessoas a ultrapassar os níveis, a ir de possivelmente conformista para crítico e criativo. (...) trabalhar o lazer não apenas como descanso e divertimento, mas buscando o desenvolvimento pessoal e social dos participantes”.

Neste sentido também abordamos as ideias de Marcellino (1987:60) que nos dá sua contribuição e nos mostra que

“(...) as atividades de lazer favorecem, a par do desenvolvimento pessoal, também o desenvolvimento social, pelo reconhecimento das responsabilidades sociais, a partir do aguçamento da sensibilidade do nível pessoal, pelo incentivo do auto-aperfeiçoamento, pelas oportunidades de contatos primários e de desenvolvimento de sentimentos de solidariedade”.

Ao valorizar as atividades recreativas como um processo inseparável e valioso da vida ao ar livre, elaboramos a nossa proposta do acampamento, que junto aos processos educativos, os programas constituintes e norteadores do acampamento educativo-recreativo visa a promoção de atividades contendo doses balanceadas de conteúdos pedagógicos e criativos, para que se estimulem as potencialidades dos acampantes para o êxito dos fins educativos socioculturais.

Por tanto, as atividades a serem desenvolvidas no Acampamento de Férias Força Jovem, tem por base a construção da cidadania de seres humanos, a partir de atividades com alto teor educativo, onde se possa dar continuidade aos valores já disseminados no contexto escolar e ressaltar a importância do lazer, os seus conteúdos educativos e valorizar ações mais ligadas à cooperação e não ao individualismo.

No acampamento todos são tratados com muito respeito e procuramos personalizar todos os momentos vividos. Para isto, contamos com uma equipe extremamente preparada e uma forma de pensar diferenciada.

No acampamento serão oferecidos aos acampantes:

- Luau:
- Noite de abertura oficial do acampamento, onde será oferecido aos jovens um coquetel, ao som de um artista local, ou mesmo de algum jovem que tenha talento na música. O Luau tem o objetivo de recepcionar os jovens no acampamento, proporcionar um momento de descontração e desinibição entre as equipes.

- Gincanas:
- Momento de disputa e competições entre as equipes, que são formadas pelos jovens. Cada equipe terá um coordenador que é responsável pela liderança do grupo nas atividades desenvolvidas no acampamento.

- Atividades poliesportivas:
- Momento de disputa entre as equipes, jogos e competições.

- Oficinas de formação e debates:
- Momento dedicado à formação dos jovens acampados.

- Trilhas:
- Caminhadas matutinas nas trilhas ecológicas em visita ao parque arqueológico;

Para os jovens que procuram algo a mais, com certeza, o Acampamento de Férias é o lugar certo, onde o desafio é sempre superar as expectativas e proporcionar experiências que ficarão gravadas na memória.

O Acampamento é destinado a aquele que acredita em uma vida cheia de surpresas e que merece ser aproveitada mais intensamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário