quinta-feira, 30 de junho de 2011

Não perca o prazo

Agenda da Coordenação do Acampamento

01 de Julho - Às 8h reunião da Coordenação do Acampamento de Ferias 2011 na Casa sede do FMJ
01 de Julho – Às 10h Audiência com Vereador Junior Carlos para apresentação do Projeto.
02 de julho – dia de articulação dos grupos de jovens;

Leonardo Rego, mais uma adesão ao Projeto Acampamento de Férias 2011 do Fórum Municipal de Juventude de Apodi

Prefeito Leonardo Rego e Mayara Suelirta FMJ (Foto divulgação)

No fim da tarde de ontem, Mayara Suelirta, vice-presidente do Fórum Municipal de Juventude de Apodi, esteve na cidade de Pau dos Ferros, em busca de mais uma parceria importante na realização do projeto “Jornada de Formação de Lideranças Juvenis de Apodi no Acampamento de Férias” que está previsto para acontecer nos dias 21 a 24 de julho.

Na ocasião, Mayara Suelirta foi recebida por Leonardo Rego prefeito de Pau dos Ferros, que recebeu em mãos o projeto e se comprometeu prontamente em estar apoiando a juventude de Apodi nessa jornada de formação, além de também garantir estar presente no dia 15 de julho, data prevista para o lançamento do projeto.

Segundo Leonardo Rego, o projeto representa uma grande oportunidade para a juventude de Apodi, ontem após a reunião ao dar uma entrevista ao programa Analisador Político da FM Cidade 87,9, ele mesmo fez convite à população apodiense a apoiar essa causa, e reafirmou está presente em Apodi no lançamento do Acampamento dia 15 de julho.

“Queremos mostrar à população apodiense a importância de termos lideranças jovens, formadas e dispostas a entrar na luta pelos direitos e abraçar a causa das juventudes. Esse é o objetivo principal do Acampamento, e acredito que essa conversa que tivemos hoje com Leonardo, pode representar uma conquista muito importante, visto que se trata de uma liderança jovem de nossa região Oestana, que passa a ser parte nessa causa” – afirmou Mayara após reunião com Leonardo.


Por Equipe de Comunicação FMJ

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Equipe de Organização do Acampamento 2011


Acampamento de Férias FMJ

2o Temporada de 22 a 25 de julho 2011


O Problema

Segundo as estatísticas apresentadas nos últimos anos, o município de Apodi tem uma juventude cercada e encarcerada pela ociosidade, cerca de 60% dos jovens do município não tem nenhum atividade que ocupem suas mentes, deixando-os assim bastante vulneráveis ao caos e a todo tipo de abordagem maléfica. Não existe em nossa região, nenhuma Política Pública, ou se existe, não está sendo capaz de livrar o jovem desse caminho, visto que são oferecidas inúmeras outras opções de desordem e desespero, drogas, bebidas e todo tipo de entorpecentes. Enquanto nada se oferece como outra opção.

Uma vez dentro dessa realidade, o jovem se vê impossibilitado de sair, de buscar ajuda, porque ajuda não tem, a sociedade muita fala, mas pouco age se diz preocupada com a atual situação do avanço da bandidagem e do crime organizado, mas se escondem e se negam a mudar essa realidade.

O jovem precisa de opções de lazer, de ocupação, de espaço onde sua energia seja gasta de forma positiva para construir o bem, e não de oportunidades de que o mal aperte sua mão, que venha a gerar o ódio e a cobiça pelo que é mal.

Diante disso, os vários e vários bares, esquinas e mais recentemente o calçadão (que por vezes são patrocinados pelos próprios comerciantes de Apodi), que oferecem oportunidades ímpares para que o jovem mergulhe no trágico submundo das drogas, apresentamos nossa proposta que poderá mudar essa realidade, e buscamos o apoio financeiro necessário para essa mudança que tanto desejamos.

A Proposta

Diante de tal situação, nos propomos a construir um projeto denominado de Acampamento de Férias FMJ, visando oportunizar aos jovens momentos ricos de construção ética e moral. O Acampamento é dividido em temporadas, realizadas duas a cada ano, com públicos específicos em vulnerabilidade social.

A atividade de acampamento é considerada uma vivência única e tida pelos acampantes, como uma experiência, da qual jamais se esquecerão. É encarada como uma união de aventura, alegria, medos, emoções e superações, uma forma de viver e aprender, conhecer e fazer amizades, socializar-se e divertir-se junto ao ar livre, em contato com o meio ambiente natural, distante da agressiva sociedade que os excluem dia a dia.

O conhecimento advindo da experiência em um acampamento atua na construção do caráter do ser humano, de maneira a despertar neste, atitudes e vontades ricas em virtudes morais. Esta experiência é singular. A aprendizagem, os ensinamentos, as amizades e todos os elementos que permeiam a atividade de acampamento, são decisivos, contribuindo na aquisição de ações humanas mais humildes e verdadeiras.

Por se tratar o acampamento como um local onde são realizadas atividades de lazer, estas devem perpassar os conteúdos culturais do lazer propostos por Dumazedier (1980) e Camargo (1989), os quais são classificados em seis áreas: artísticos, intelectuais, físico-esportivos, manuais, sociais e turísticos.

Dessa forma, baseamos nossa proposta nas considerações de Stoppa (1999:22) que relata que estes trabalhos devem:

“(...) orientar e estimular a participação das pessoas dentro dos seis interesses culturais do lazer, nos três gêneros, buscando levar as pessoas a ultrapassar os níveis, a ir de possivelmente conformista para crítico e criativo. (...) trabalhar o lazer não apenas como descanso e divertimento, mas buscando o desenvolvimento pessoal e social dos participantes”.

Neste sentido também abordamos as ideias de Marcellino (1987:60) que nos dá sua contribuição e nos mostra que

“(...) as atividades de lazer favorecem, a par do desenvolvimento pessoal, também o desenvolvimento social, pelo reconhecimento das responsabilidades sociais, a partir do aguçamento da sensibilidade do nível pessoal, pelo incentivo do auto-aperfeiçoamento, pelas oportunidades de contatos primários e de desenvolvimento de sentimentos de solidariedade”.

Ao valorizar as atividades recreativas como um processo inseparável e valioso da vida ao ar livre, elaboramos a nossa proposta do acampamento, que junto aos processos educativos, os programas constituintes e norteadores do acampamento educativo-recreativo visa a promoção de atividades contendo doses balanceadas de conteúdos pedagógicos e criativos, para que se estimulem as potencialidades dos acampantes para o êxito dos fins educativos socioculturais.

Por tanto, as atividades a serem desenvolvidas no Acampamento de Férias Força Jovem, tem por base a construção da cidadania de seres humanos, a partir de atividades com alto teor educativo, onde se possa dar continuidade aos valores já disseminados no contexto escolar e ressaltar a importância do lazer, os seus conteúdos educativos e valorizar ações mais ligadas à cooperação e não ao individualismo.

No acampamento todos são tratados com muito respeito e procuramos personalizar todos os momentos vividos. Para isto, contamos com uma equipe extremamente preparada e uma forma de pensar diferenciada.

No acampamento serão oferecidos aos acampantes:

- Luau:
- Noite de abertura oficial do acampamento, onde será oferecido aos jovens um coquetel, ao som de um artista local, ou mesmo de algum jovem que tenha talento na música. O Luau tem o objetivo de recepcionar os jovens no acampamento, proporcionar um momento de descontração e desinibição entre as equipes.

- Gincanas:
- Momento de disputa e competições entre as equipes, que são formadas pelos jovens. Cada equipe terá um coordenador que é responsável pela liderança do grupo nas atividades desenvolvidas no acampamento.

- Atividades poliesportivas:
- Momento de disputa entre as equipes, jogos e competições.

- Oficinas de formação e debates:
- Momento dedicado à formação dos jovens acampados.

- Trilhas:
- Caminhadas matutinas nas trilhas ecológicas em visita ao parque arqueológico;

Para os jovens que procuram algo a mais, com certeza, o Acampamento de Férias é o lugar certo, onde o desafio é sempre superar as expectativas e proporcionar experiências que ficarão gravadas na memória.

O Acampamento é destinado a aquele que acredita em uma vida cheia de surpresas e que merece ser aproveitada mais intensamente. 

Férias no Acampamento

A temporada do Acampamento FMJ acontece em janeiro e julho, ou seja, nas férias escolares. Nosso maior objetivo é a sociabilidade do jovem, ou seja, aqui todo mundo se torna amigo e volta para casa com várias histórias para contar, por isto desenvolvemos uma série de atividades com foco nestes pontos.

A estrutura é para atender até 60 jovens acampantes com idade entre 15 e 27 anos com muita diversão, alegria, jogos, brincadeiras, festas, formação, responsabilidades e tudo isto com muita segurança.

Temporada de Férias Julho 2011

Você jovem, que busca muita aventura e que também aprecia um momento de espiritualidade, reflexão, temperado com formação e experiências marcantes, venha curtir uma temporada de férias no Acampamento Férias FMJ, onde com certeza você terá uma experiência de vida super bacana. 

TEMPODARA NORMAL 3 DIAS
Mês
Valor
Parcelamento
Validade
JULHO
30,00
-
JULHO 2011

Quem somos nós

O Acampamento de Férias FMJ é uma proposta elaborada pelo Fórum Municipal de Juventude de Apodi/RN, que tem como missão: proporcionar experiência de vida para todos aqueles que passaram, passam e passarão pelo Acampamento FMJ.

O Fórum Municipal da Juventude é uma Rede de Entidades e Movimentos Juvenis de Apodi que tem atuação a nível territorial, que foi fundada no dia 22 de novembro de 2008, sendo um movimento de representação da Juventude deste município, de Direito Privado, constituído por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de cunho organizacional dos jovens das várias organizações e movimentos juvenis do município de Apodi, de caráter organizacional, assistencial, promocional, social, cultural, recreativo e educacional, sem vínculo político ou partidário, com a finalidade de atender a todos a que a ele se associem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa.